Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

Carrinho de Compras

Portas de Madeira: Guia básico para escolher a porta ideal

Publicado por Lucas Dezan em
Portas de Madeira: Guia básico para escolher a porta ideal

As portas de madeira são capazes de mudar completamente a atmosfera de qualquer ambiente, deixando-o elegante e refinado. A escolha do design, no entanto, representa apenas uma pequena parcela da busca pela porta ideal para o seu lar.

Neste guia básico você encontra tudo que precisa saber sobre portas de madeira!

COMO ESCOLHER UM MODELO DE PORTA DE MADEIRA?

Decidir pela porta de madeira ideal pode ser uma tarefa difícil, já que a variedade de tipos e modelos é imensa. Sugerimos que você comece pela decisão entre a porta dobradiça e a porta pivotante.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PORTA DOBRADIÇA E PORTA PIVOTANTE?

A porta dobradiça é a mais comum de todas, encontrada em praticamente qualquer casa ou comércio. Já a porta pivotante tem alguns benefícios que a porta dobradiça não oferece.

A porta pivotante confere leveza à abertura independente do peso da porta e dispensa o uso de maçanetas. Ou seja, é possível instalar a porta pivotante sem maçaneta ou usar um puxador personalizado.

Outro ponto positivo é que as peças usadas para instalar a porta pivotante não ficam à mostra como acontece com as dobradiças, proporcionando um design mais clean e elegante em qualquer cômodo, seja ele interno ou externo.

Agora que você já sabe a diferença entre as portas dobradiças e as portas pivotantes, confira diferentes modelos de portas de madeira!

PRINCIPAIS MODELOS DE PORTAS DE MADEIRA

Porta de madeira frisada

Porta de madeira frisada

As portas de madeira frisada possuem linhas – também chamadas de frisos – em baixo relevo, formando padrões que decoram a madeira. São ideais para portas internas e portas de entrada.

Porta de madeira quadriculada

Porta de madeira quadriculada

As portas de madeira quadriculada têm estrutura em madeira e o quadriculado é preenchido com vidro. Este é um modelo mais interessante de ser usado em cômodos que não pedem tanta privacidade, como sala ou cozinha.

Porta de madeira mexicana

Porta de madeira mexicana

Com ripas de madeira unidas na vertical, que variam entre 8 e 12 centímetros, a porta mexicana tem um ar rústico e elegante. É ótima para porta de entrada, mas também pode ser usada em qualquer cômodo.

Porta de madeira americana

A porta americana também tem ripas de madeira na vertical, mas elas são envoltas por um quadro de madeira. Algumas variações também incluem ripas horizontais dividindo a porta ao meio. Essa porta de madeira é extremamente versátil e funciona em qualquer cômodo.

Porta de madeira veneziana

Porta de madeira veneziana

A porta de madeira veneziana tem aberturas que se assemelham às de uma janela, com folhas que abrem e fecham de acordo com mecanismo próprio. A grande vantagem dessas portas é que elas permitem a entrada de ventilação. Por isso, são ótimas portas para varandas ou cômodos que dão passagem para ambientes externos.

Porta de madeira semi oca

Porta de madeira semi oca

Indicada exclusivamente para ambientes internos, a porta de madeira semi oca – também conhecida como porta semi-sólida ou porta sarrafeada – é mais leve e funciona muito bem em qualquer cômodo que não tenha contato com ambiente externo.

QUE TIPO DE MADEIRA É BOA PARA PORTA?

Ao falar dos melhores tipos de madeira para uma porta, é preciso considerar se a porta será instalada no interior ou exterior do imóvel. Como ambientes externos estão expostos a fatores naturais, a madeira utilizada nesse contexto precisa ter características específicas.

Não sabe quais os tipos de madeiras mais comuns na fabricação de portas? Aqui estão 4 para escolher sem errar.

Angelim Pedra

A madeira angelim pedra é uma madeira maciça mais pesada, extremamente durável e com alta resistência à umidade, fungos e cupins. Essas características fazem com que as portas de angelim pedra funcionem muito bem em ambientes externos e também nos internos.

Eucalipto seco em estufa ou Eucalipto estufado

O eucalipto estufado – ou, como também é conhecido, eucalipto seco em estufa – passa por um processo de secagem que torna essa madeira mais resistente à umidade, melhora o isolamento térmico e reduz os riscos de ataque por fungos e cupins. Desta forma, a porta de eucalipto seco em estufa também se sai bem tanto em ambientes externos, como nos internos.

Virola

Uma madeira de acabamento naturalmente mais liso e cor homogênea, a virola é muito comum na marcenaria por ser leve e fácil de trabalhar. Apesar de ser uma madeira forte, tem pouca resistência à umidade, o que torna as portas de virola ideais apenas para ambientes internos.

Madeira Mista

Geralmente, a madeira mista é feita reaproveitando sobras de outros tipos de madeira e, justamente por isso, não costuma ser resistente à fungos, cupins e umidade. Assim sendo, a porta de madeira mista funciona melhor em ambientes internos.

ONDE COMPRAR PORTAS DE MADEIRA?

A Galuta Madeiras possui uma ampla variedade de portas de madeira maciça de alta qualidade. Nossos especialistas estão disponíveis para tirar qualquer dúvida e te ajudar a escolher o modelo de porta que mais se adequa às suas necessidades.

Nossa loja online entrega em todo Rio de Janeiro e Grande Rio. Clique aqui para falar conosco pelo WhatsApp. Você também pode enviar um e-mail para galutamad@gmail.com ou ligar para n.º 21 2444-3000.

← Publicação mais antiga Publicação mais recente →