Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

Carrinho de Compras

Ripado de Madeira: O segredo da decoração elegante e atemporal

Publicado por Lucas Dezan em
Ripado de Madeira: O segredo da decoração elegante e atemporal

O que vem à cabeça quando você imagina um cômodo extremamente aconchegante? Talvez você pense em móveis bem macios e uma iluminação suave. Embora ambos tenham papel importante nessa sensação de conforto de um ambiente, os ripados de madeira transmitem esse mesmo efeito com muito mais maestria e simplicidade.

Mas o que são ripados de madeira e qual é a melhor forma de incluí-los na sua decoração? Continue lendo para descobrir!


O QUE É RIPADO DE MADEIRA?

O ripado de madeira é uma estrutura feita de peças de madeira – também chamadas de ripas – com largura que varia entre 1,5 cm e 3,0 cm cada. Essas ripas são posicionadas lado a lado com uma distância específica e, geralmente, são conectadas por frisos para ter mais profundidade. 

O resultado final dessa estrutura é um painel ripado, que pode ser usado para revestir as paredes internas ou externas de um imóvel, decorar jardins, quintais e até móveis ou como uma divisória para separar um cômodo em dois espaços. 

 


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO PAINEL RIPADO?

O painel ripado de madeira é uma solução simples para dar um toque de aconchego a qualquer ambiente e deixar sua decoração moderna, elegante e atemporal.

Essa estrutura também é extremamente versátil, já que pode ser aplicada de diversas formas e em diferentes ambientes. Além disso, a madeira é um isolante térmico natural, garantindo sempre o frescor do ambiente. Outra grande vantagem é que você pode misturar tipos de madeira para obter um design verdadeiramente único na sua decoração.


COMO USAR PAINEL RIPADO NA PAREDE?

O ideal na hora de escolher em qual parede você vai aplicar o seu painel ripado é pensar qual ponto daquele cômodo merece mais destaque. Em uma sala de estar, por exemplo, pode-se aplicar o painel na mesma parede da TV. Já no quarto, é possível colocá-lo na parede em que a cama está posicionada.


COMO USAR DIVISÓRIA DE PAINEL RIPADO?

 

 

O painel ripado também pode ser usado como uma divisória. Uma sala mais espaçosa pode ter um painel ripado para dividir o ambiente entre sala de estar e sala de jantar. Já um quarto mais amplo pode ter um espaço para escritório separado pelo painel.

Nestes casos, o painel é fixado usando parafusos e caibros. Para garantir a integridade física da instalação e evitar quaisquer problemas, é recomendado que se contrate um profissional da área.


QUAL MADEIRA ESCOLHER PARA O PAINEL RIPADO?

Se instalado corretamente, a qualidade e durabilidade do seu painel ripado depende exclusivamente do tipo de madeira que você escolhe. O ideal é sempre selecionar madeiras nobres, que são mais resistentes e também naturalmente mais bonitas, o que dá um efeito mais elegante na decoração.

A madeira Tauari é uma excelente escolha para quem busca um painel ripado de textura homogênea e coloração clara. Ela é mais indicada para ambientes internos por não ser tão resistente às intempéries.

Para ambientes externos existem duas opções de qualidade elevada. A primeira delas é o Ipê, que adiciona um toque mais orgânico e possui uma cor mais avermelhada, com veios que formam desenhos únicos em cada ripa.

A segunda opção é a madeira Cumaru, também conhecida como a baunilha brasileira por seus frutos. Essa madeira possui coloração castanha e é um meio-termo entre a Tauari e o Ipê em relação à aparência mais homogênea.

Como outra opção temos o Eucalipto Saligna, é caracterizada pela sua durabilidade e também sua alta densidade, o que a torna resistente a impactos. Também possui excelente propriedade mecânica e como possui uma tonalidade clara é perfeitamente conciliável com qualquer decoração que se deseja fazer.

Agora que você já sabe tudo sobre painel ripado de madeira, já pode ir às compras!

 

 

ONDE COMPRAR RIPADO DE MADEIRA NO RIO DE JANEIRO?

Com foco em oferecer somente materiais de alta qualidade, a Galuta Madeiras disponibiliza ripados feitos apenas de madeira nobre. Economize tempo e confira nossa loja online, temos entrega exclusiva para Rio de Janeiro e Grande Rio.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas, eles estão disponíveis a qualquer momento! 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp

Email: Galutamad@gmail.com

Telefone: (21) 2444-3000

← Publicação mais antiga Publicação mais recente →