fbpx
Aduelas, Alizares e Rodapés

Aduela e Alizares de madeira e rodapé

Aduelas, alizares e rodapés

Já pensou em deixar o acabamento das estruturas internas da sua casa mais refinadas com aduelas, alizares e rodapé? Estes detalhes são extremamente relevantes na composição geral do espaço. E com eles, sua casa ficará muito mais charmosa e com um excelente acabamento. Conheça agora tudo sobre aduelas alizares e rodapés de madeira!

Temos em Estoque:

ADUELAS

  • Angelim Pedra (Largura: 13 a 20cm)
  • Tauari (Largura: 13 a 20cm)
  • Cedrinho Misto (Largura: 13 a 20cm)

ALIZARES

  • Angelim Pedra (Largura: 5 ou 7cm)
  • Tauari (Largura: 5 ou 7cm)
  • Cedrinho Misto (Largura: 5 ou 7cm)

RODAPÉS

  • Cedrinho Cerne (7×1,5cm ou 7x2cm)
  • Cedrinho Comercial (7×1,5cm ou 7x2cm)
  • Ipê Champagne (7×1,5cm ou 7x2cm)
  • Angelim Pedra (7×1,5cm ou 7x2cm)

Para fazer uma cotação sem compromisso ou tirar qualquer dúvida sobre nossos serviços e produtos, é só clicar em um dos botões abaixo que lhe reponderemos assim que possível.

Fale Conosco

📍  – Estr. dos Bandeirantes, 10963 – Camorim, Rio de Janeiro 

Aduelas e alizares de madeira

Se você nunca ouviu falar em aduela de madeira, também conhecida por batente ou marco, trata-se de uma estrutura interna da residência que se adere à parede para fixação da folha de porta.  

O marco interno geralmente é fabricado com espessura entre 10 e 18 centímetros de acordo com a parede, considerando o tijolo  e o reboco. A altura padrão é de 210 cm.

Já os alizares de madeira são um revestimento que envolve a aduela para garantir um acabamento mais sofisticado. A largura dos alizares varia segundo a necessidade ou gosto pessoal do cliente.

 

Angelim Pedra e Tauari

Os materiais de Angelim Pedra ou Tauari (para verniz)  são muito recomendados para o acabamento de aduelas e alizares. Eles criam um visual clean para o seu espaço, produzem excelente cobertura e têm alta durabilidade.

O Angelim Pedra tem como características a cor cerne marrom-amarelado claro, tem textura grossa e fibrosa bem como linhas vasculares. Essa peça possui um brilho bem característico. Além disso, ela é muito fácil de trabalhar e tem o benefício de ser muito durável e resistente a cupins.

Aduela de Angelim Pedra

A madeira Tauari é clara, variando do branco para o amarelo e bege, sendo uma boa escolha para quem prefere tons neutros. É muito utilizada em espaços pequenos, pois a tonalidade neutra cria a ilusão de ambientes maiores.

Entretanto, ela também é utilizada em espaços com grandes dimensões  e cria uma identidade limpa e clara para o local. Ela tem brilho, é de fácil corte e é permeável a produtos para conservação.

 

Cedrinho misto (para pintura)

O cedrinho misto (para pintura), conhecido por bruteiro ou cachimbo-de-jabuti, também é utilizado nessas estruturas. É uma madeira que tem como vantagem ser fácil de aplainar, serrar e lixar. A secagem ao ar é rápida e o cerne é de fácil preservação em procedimentos de pressão.

Essa madeira tem o cerne castanho-avermelhado claro, é leve, sem brilho, tem textura de média a grossa.

E ela necessita de tratamento químico ou selantes bem como o uso de vernizes para afastar cupins e para aumentar sua durabilidade. Sua aplicação é ampla, como em portas, venezianas, molduras, guarnições e forros.

 

As madeiras Angelim Pedra (para verniz) e Cedrinho Misto (para pintura) também são os mais recomendados para rodapés.

 

Rodapé

O rodapé é uma estrutura que antigamente era usado somente para proteção da parede rente ao piso, sem utilidade decorativa. Porém, hoje em dia ele também é utilizado como artefato decorativo de acabamento bem como de design para o ambiente. Além disso, essa estrutura ainda possui a função de proteger o pé da parece contra impactos.

Rodapé de madeira

Os rodapés de madeira são indicados para locais com pouca ou nenhuma umidade, como salas e quartos. Eles combinam bem com o piso de poliestireno.

O tamanho e a cor variam de acordo com o gosto do morador. Contudo, as peças mais altas são uma tendência para dar um toque de modernidade ao espaço. A altura nas madeireiras geralmente tem 8 cm, mas existem versões mais modernas de 16 cm que incrementam o visual.

 

Como instalar o rodapé

Para instalar corretamente o rodapé, é preciso calcular a área com a ajuda de uma trena, considerando uma margem de segurança de 10%. Em seguida, é necessário reunir os materiais como rodapé, cola, pregos e parafusos, tinta verniz, massa corrida e serra elétrica.

Depois, são feitos os cortes na madeira, com ângulo de 45 graus. O passo seguinte é a fixação dos rodapés na parede, utilizando cola branca própria na parte traseira da peça, que é posicionada com leve pressão para aderir à parede. Existe a opção também de utilizar pregos.

instalação de rodape de madeira

Por fim, para o acabamento, a massa acrílica deve ser aplicada nos buracos e frestas, além de tinta ou verniz para finalização.

Lembrando que o serviço de instalação dessas estruturas deve, preferencialmente, ser feito por profissionais especializados, até mesmo para garantir que o resultado fique dentro do esperado.

 

Cuidados importantes

Um dos cuidados para instalação do rodapé é a precisão das medidas e dos cortes da madeira. Além disso, é importante verificar o encaixe correto bem como o ângulo ajustado.

O acabamento também deve ser bem planejado no encontro de uma faixa de madeira com o vão da porta. Uma técnica utilizada para isso é a de moldura, fazendo um corte de 45 graus que parte da área principal do rodapé na horizontal.

 

Aduelas de madeira, alizares e rodapés é na Galuta!

Para deixar a estrutura da sua porta bem como dos rodapés com acabamento impecável, entre em contato conosco e contrate os serviços da Galuta!

Faça uma cotação sem compromisso!

Preencha o formulário abaixo para solicitar mais informações sobre produtos, preços e serviços da Galuta madeireira no Rio de Janeiro.

Seu nome

Seu e-mail

Seu Telefone (opcional)

Assunto

Sua mensagem