Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

Carrinho de Compras

Tudo que você precisa saber sobre tijolos e plaquetas

Publicado por Lucas Dezan em
Tudo que você precisa saber sobre tijolos e plaquetas

As charmosas paredes de tijolos e os famosos fogões à lenha que dão um sabor especial à comida não seriam nada sem… tijolos! Os tijolos, assim como as plaquetas, são ótimos complementos para a decoração e funcionam também como revestimento, etapa fundamental de qualquer reforma ou construção.

Para entender a diferença entre tijolos e plaquetas e descobrir os diferentes modelos e melhores usos de cada um, vem com a gente!

 

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TIJOLO E PLAQUETA?

As plaquetas são uma derivação um pouco mais barata dos tijolos e ambos são feitos de cerâmica. Embora muitas das diferenças entre os tijolos e as plaquetas dependam do modelo de cada, uma distinção fundamental entre os dois é que as plaquetas funcionam exclusivamente como acabamento. 

Na prática, isso quer dizer que a estrutura da construção precisa de um tijolo estrutural para manter sua integridade física e as plaquetas entram como um complemento decorativo ou de revestimento quando o tijolo não consegue exercer essa função.

A melhor forma de saber quando usar tijolo, plaqueta ou uma combinação dos dois é conhecer os modelos mais comuns. 


TIPOS DE TIJOLOS

Os tijolos mais comuns entre os que têm função decorativa e de revestimento são: 4 faces, maciço, refratário, rústico e vazado. Descubra abaixo como usar cada um deles.

Tijolo 4 faces

Indicado para revestimento de muros e paredes, o tijolo 4 faces (também conhecido como tijolo de 4 quebras) possui um único furo que separa o tijolo em quatro placas. Essas placas é que são utilizadas na hora da construção. Desta forma, o tijolo deve ser “quebrado” para separá-las.

Tijolo maciço

Também conhecido como tijolinho, o tijolo maciço não possui nenhum furo, é um bloco sólido de cerâmica com dimensões menores que outros tipos de tijolo. É indicado para paredes decorativas e oferece ótimo isolamento térmico.

Tijolo rústico

O tijolo rústico é muito semelhante ao maciço no quesito função decorativa e na estrutura sem furos. A grande diferença entre os dois está no acabamento: o tijolo rústico não tem um tratamento que nivela e iguala as peças como acontece com o maciço.

Tijolo refratário

O tijolo refratário, assim como o maciço, não apresenta furos em sua estrutura. A diferença é que o tijolo refratário é altamente resistente às variações bruscas de temperatura, sendo indicado para construção de churrasqueiras e fornos à lenha.

Tijolo vazado

Com uma função exclusivamente decorativa, o tijolo vazado contribui com a ventilação e iluminação do ambiente em que é instalado. É possível encontrar tijolos vazados com diferentes padrões.


TIPOS DE PLAQUETAS

Com uma variedade menor do que os tijolos, as plaquetas são comumente encontradas em dois tipos diferentes: rústicas e refratárias. Abaixo você descobre como usar cada um desses modelos.

Plaqueta rústica

A plaqueta rústica é uma plaqueta de revestimento com função decorativa que deve ser instalada na etapa de acabamento. A vantagem da plaqueta rústica em relação ao tijolo rústico (e ao maciço também) é que, além de ser um material mais barato, tem uma variedade maior de formatos, o que permite um acabamento diferenciado.

Plaqueta refratária

Assim como o tijolo refratário, a plaqueta refratária também tem como principal vantagem a alta resistência às variações de temperatura. A diferença é que a plaqueta refratária deve ser usada exclusivamente como revestimento. 

Ou seja, é possível construir um forno a lenha com tijolo maciço, mas será preciso revesti-lo com plaquetas refratárias. Como a plaqueta é mais barata que o tijolo, sai mais em conta usar o tijolo maciço para estrutura e o refratário para revestimento.

Agora que você já sabe tudo sobre tijolos e plaquetas, pode se preparar para ir às compras!


ONDE COMPRAR TIJOLOS E PLAQUETAS NO RIO DE JANEIRO?

Com foco em oferecer somente materiais de alta qualidade e com o melhor custo x benefício, a Galuta Madeiras disponibiliza diversos modelos de tijolos e plaquetas. Economize tempo e confira nossa loja online, temos entrega exclusiva para Rio de Janeiro e Grande Rio.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas, eles estão disponíveis a qualquer momento! 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp

Email: Galutamad@gmail.com

Telefone: (21) 2444-3000

← Publicação mais antiga Publicação mais recente →