fbpx
PERGOLADOS

Pergolado de Madeira RJ

Pergolado de madeira

Quer uma solução que agregue beleza e charme ao seu espaço e que ao mesmo tempo seja funcional, regulando o nível de luz ambiente, garantindo controle térmico e ampliando sua área externa? Então conheça o Pergolado de madeira da Galuta.

O pergolado, também conhecido como pérgola ou gazebo de madeira, é composto por peças modulares de madeira. Ele representa um diferencial que interfere diretamente na estética de ambientes externos, onde é possível aproveitar espaços livres como jardim e garagem e, com isso, criar uma área de descanso elegante e estilosa. Aqui na Galuta nós não só vendemos todas as peças necessárias, como também realizamos a instalação do pergolado dentro do conforto de sua casa.

Temos em Estoque:

– PERGOLADO EM MAÇARANDUBA

– PERGOLADO EM IPÊ CHAMPANHE DE 1ª

Para fazer uma cotação de preço ou comprar o pergolado pronto, ou tirar qualquer dúvida sobre nossos serviços e produtos, é só clicar em um dos botões abaixo que lhe reponderemos assim que possível.

Índice

 Qual é a função do pergolado de madeira?

O pergolado, muitas vezes escrito erroneamente como pergolato, nada mais é do que uma estrutura decorativa e funcional produzida com vigas e colunas de madeira, eles costumam ser descobertos, mas podem ter coberturas de policarbonato, de vidro, de plantas trepadeiras,de palha ou até mesmo bambu. Seu tamanho pode variar em altura e comprimento para se adaptar ao ambiente em que for construído. Ele, o gazebo ou pérgola,  têm a função de criar áreas externas de recreação, que proporcionam espaços sombreados e protegidos para relaxar ao ar livre.

Quando inserido no jardim e decorado com plantas, o pergolado fica muito charmoso e acolhedor. Mas, a pérgola de madeira também pode ser construído em varandas ou pátios, imprimindo sofisticação ao ambiente. É possível construir ainda um pergolado de madeira com flores e outros itens de decoração, deixando o ambiente muito mais bonito, agradável e autêntico.

Pergolado de Madeira com Plantas e flores
Pergolado de Madeira com Plantas e flores

A estrutura dos pergolados ou gazebos de madeira

O gazebo possui uma estrutura composta por quatro elementos principais, que são os apoios, pilares, vigas e caibros. O pergolado pode ser coberto por plantas bem como placas de vidro ou policarbonato. Os pergolados de madeira são os mais utilizados atualmente, pois além de combinar com diferentes tipos de decoração, também conferem uma sensação de aconchego.

Importância da elaboração de projetos para pergolado de madeira

É muito importante que um projeto seja idealizado antes da instalação da pérgola. Cada pergolado é único, de forma a se adequar as suas condições. Com o projeto, é possível saber qual tipo de madeira é a mais adequada para seu pergolado de madeira, uma mais ou menos resistentes à chuva e sol. Existem diversas opções de qual cobertura seria de maior agradado. Assim como também, a decisão das medidas e dimensões corretas para que a estrutura se mantenha firme e não haja risco de acidentes.

Além disso, um projeto bem elaborado lhe confere a possibilidade de planejar melhor essa estrutura, minimizando falhas e reduzindo os custos ao final de sua construção.

Pergolato de Madeira coberto com Bambu
Pergolato de Madeira coberto com Bambu

As vantagens de se construir pergolados de madeira

O pergolado tem ampla aplicação no paisagismo de quintais e jardins. Mas também podem ser utilizados em outros espaços como terraços, pátios entre outros. E se engana quem pensa que o pergolado é usado apenas para fins estéticos. Esta é uma estrutura funcional que ajuda a aumentar o raio de área coberta, acoplar varandas, além de permitir a criação de um espaço gourmet ou uma área de churrasco para receber amigos e familiares.

A principais vantagens de um pergolado são:

  • Montagem rápida
  • Extensão da área coberta
  • Receber convidados com maior comodidade
  • Abrigo pago para carros
  • Baixo custo
  • Agrega valor ao ambiente
  • Contato com a natureza

Basicamente existem inúmeros motivos para se ter um pergolado de madeira. Além de ser uma estrutura de rápida montagem, o pergolado de madeira oferece a possibilidade de você desfrutar de um espaço arejado, onde pode relaxar e ter um contato maior com a natureza.

Pergolado pronto para churrasqueira
Pergolado pronto para churrasqueira

Como fazer pergolado de madeira

Construir uma pérgola de madeira não é tão complexo quanto se imagina. Contudo, é fundamental contar com madeira de qualidade e que receba o devido tratamento contra a ação de agentes externos como a chuva, sol e possíveis pragas, até mesmo para elevar o tempo de vida útil dessa estrutura.

Aqui segue o nosso passo a passo de como fazer seu pergolado:

  1. A primeira coisa a se fazer é medir o espaço onde você deseja colocar o seu pergolado de madeira;
  2. Na loja especializada, ou aqui mesmo na Galuta, atente-se à escolha do tipo de madeira para pergolado, pois ela já deve ter recebido tratamento para ficar exposta ao sol e sofrer variações de temperatura. Além disso, ela deve ter o tamanho que você precisa e não pode ter emenda;
  3. Para as madeiras que servirão de bases verticais, as dimensões mínimas são 8 cm² por 3 metros de comprimento. A madeira não pode estar envergada ou com alguma parte apodrecida;
  4. Para marcar os lugares no solo, você pode utilizar barbantes. Ao enterrar as madeiras no concreto ou prendê-las no deck, verifique se o nível está correto;
  5. Ligue e fixe bem duas bases verticais com uma ripa transversal, repetindo o mesmo processo com as outras duas bases. Posteriormente, ligue as outras bases para formar um retângulo e pregue com parafusos grossos. Em todos os passos, utilize nível de bolha para verificar se está com o ângulo de 90º;
  6. Ao instalar as vigas de madeira da cobertura, deixe um espaço de 20 a 40 cm entre elas para o espaço ter uma boa sobra.
  7. Feito tudo isso, o seu pergolado estará pronto!

Para ficar estável, é indicado fazer brocas e sapatas de concreto, independentemente do material escolhido. Para os pilares de madeira, faz-se a base com blocos independentes com pinos metálicos,  que permitirão a adesão e conexão das toras.

No entanto, caso tenha dúvida quanto a instalação do pergolado, o ideal é solicitar o suporte de um profissional ou empresa especializada como a Galuta nesse tipo de projeto, para garantir que sua estrutura seja instalada corretamente e com segurança.

Pergolado com Deck ipê champanhe
Pergolado com Deck ipê champanhe

Qual a melhor madeira para pergolado?

Cada madeira tem uma identidade própria. Há fatores como dureza, resistência, peso, e outros, que devem ser observados na escolha. Uma madeira para telhado, por exemplo, precisa ser resistente, mas não pode ser pesada demais. 

Para o uso externo à residência (como é o caso do gazebo/pergolado), o recomendado é que seja densa e resistente. 

Como haverá ação do sol, da umidade, da chuva, da estiagem, e até mesmo de cupins e traças, o material precisa ser condizente para suportar essas intempéries. Além disso, deve ter dureza para que a estrutura projetada seja acertada.

Aqui na Galuta, nós vendemos e instalamos pergolados utilizando apenas dois dos melhores tipos de madeiras para pergolados, estas são a Maçaranduba e o Ipê Champanhe de 1ª. Isso porque não acreditamos que outras espécies de madeiras secundárias como pinus, cumaru, tauari e outras sejam adequadas para uma estrutura de fato resistente e de longa vidaQueremos dar o máximo de satisfação a nossos clientes e assim não trabalhamos com outros tipos de madeira para a construção do pergolado.

Deck com Pergolado para área externa
Deck com Pergolado para área externa

Deck com pergolado de ipê champanhe

O deck com pergolado em ipê champanhe é uma opção decorativa que traz bastante charme e classe a um ambiente. A pégola possui uma extrema harmonia com um piso de deck, que juntos criam um espaço ainda mais aconchegante. Abaixo do deck é possível arranjar o mobiliário para reuniões e encontros ao ar livre bem como para se proteger do sol na área externa, o que confere a essa estrutura uma excelente função protetiva.

A Galuta oferece as melhores opções de madeiras para projetos de pergolado. Entre em contato conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento! Estamos felizes em poder ajudá-lo a construir esse cantinho de sua casa.

Cote já o preço do seu pergolado de madeira!

Preencha o formulário abaixo para solicitar mais informações sobre produtos e preços de pergolados prontos da Galuta, a melhor madeireira do Rio de Janeiro.

Seu nome

Seu e-mail

Seu Telefone (opcional)

Assunto

Sua mensagem