Este site tem certas restrições de navegação. Recomendamos o uso de navegadores web como: Edge, Chrome, Safari ou Firefox.

Carrinho de Compras

Descomplicando os tipos de madeira para telhado e suas finalidades

Publicado por Lucas Dezan em
Descomplicando os tipos de madeira para telhado e suas finalidades

Cada elemento importa na estrutura de um telhado de madeira. Afinal, todo mundo sonha com um telhado elegante e funcional. Por isso, hoje vamos explorar quais madeiras para telhados são ideais para obter um balanço perfeito entre estilo, segurança e conforto.

Maçaranduba, Jatobá, Cumaru… são alguns tipos de madeiras para telhado capazes de resistir ao teste do tempo. No entanto, além da qualidade, peças de madeira desempenham funções distintas e super importantes. Continue lendo para descobrir suas finalidades. 

 

Quais são os principais elementos que compõem um telhado?

 

 

Vigas, caibros, ripas, e pranchas são alguns dos elementos fundamentais da estrutura de um telhado e cada um desses elementos deve ser selecionado meticulosamente para uma distribuição de carga perfeita, a fim de que toda estrutura não colapse. 

Por isso, antes de explorar os tipos de madeiras para telhado disponíveis no mercado, vamos falar um pouco da finalidade de cada madeira na construção de um telhado. 

Viga/ quadrado:

Imagine um telhado clássico em forma de “A”, como na imagem acima. A viga de madeira para telhado ajuda a manter a integridade estrutural do telhado, oferece suporte da carga estrutural e distribui o peso para outros pontos da construção.  

Caibro:

Imagine o formato “A” do telhado novamente, se a viga é o tracinho no meio, os caibros formam os dois lados desse “A” (no sentido da queda d’água do telhado). Caibros são resistentes e não podem curvar-se sob o peso das ripas, pois eles distribuem a carga das ripas sobre as vigas. 

Ripa:

As ripas de madeira para telhado são madeiras mais finas, que cobrem a longitude do telhado, as telhas são depositadas sobre elas, e elas então distribuem a carga das telhas sobre os caibros. 

Prancha:

Pranchas são madeiras planas, retangulares e alongadas, utilizadas em várias áreas da construção. No que diz respeito ao madeiramento para telhados, as pranchas são usadas na estrutura da tesoura (a treliça que vai à frente do telhado). Partes da construção do telhado podem ser finalizadas com pranchas, conferindo estilo e caráter estético no acabamento, como na imagem mais abaixo. 

Prancheta:

A prancheta é uma categoria de pranchas. Porém, ela tem uma espessura mais fina que uma prancha de madeira, normalmente não passando de 4 cm—uma espessura maior que tabuas e sarrafos, fazendo das pranchetas boas aliadas na finalização de telhados em que uma espessura intermediária é ideal. 

Pontalete/ perna:

Na construção civil, os pontaletes de pinus, pinho e eucalipto são frequentemente usados na escora de lajes (daí o nome “perna”). Tem papel fundamental para criar juntas mais robustas com as vigas de sustentação. É muito resistente e, quando exposto, pode ser usado também para atribuir muito charme ao ambiente, com um toque rústico. É comum ver pontaletes expostos na estrutura de chalés, restaurantes, piers, dentre outros. Pernas também são utilizadas em caibros como opções para deixar a estrutura robusta. Neste casos, as madeiras indicadas são maçaranduba, cumaru, e jatobá.  


Como escolher madeira para telhado?

 

 

Agora que você já está craque em cada elemento de uma casa com telhado de madeira, é hora de escolher a madeira certa para o seu telhado. Aqui estão as mais procuradas:

Maçaranduba - de tom castanho avermelhados mais claros ou escuros, a maçaranduba é também favorita pela sua durabilidade e resistente a uma série de intempéries, fazendo dela uma favorita para uso externo. 

Guajará - uma madeira exótica que pode variar de um vermelho-claro até os mais diversos tons de castanho; também muito resistente a insetos. 

Pariri - esta madeira se destaca pela alta resistência à umidade e, por isso, se tornou muito popular na construção de telhados. 

Jatobá - a cor marrom suave com leve avermelhado e veios escuros não deixam dúvidas porque o jatobá é tão admirado. Também conhecido como a cerejeira brasileira, o jatobá tende a escurecer com o passar do tempo e é uma madeira excepcionalmente resistente. 

Paraju - da mesma família da maçaranduba, o paraju apresenta o tom vermelho castanho que fica cada vez mais evidente com o passar do tempo; resiste a cupins e fungos. 

Cumaru - esta madeira tem um aroma leve de baunilha que é tão delicado quanto os veios que fazem parte do seu desenho. Pode oferecer tons de marrons dourados—favorita dos que preferem tons médio-claros. 

 

Bônus: para que serve manta térmica para telhados?

 

 

Telhados com manta térmica ganham cada vez mais popularidade no Brasil, pois, ao contrário do que se imagina, mantas térmicas servem para equilibrar frio e calor. Mantas térmicas são um isolante, o que ajuda muito a dissipar a temperatura no verão e retê-la no inverno.

Mantas térmicas podem ser instaladas em telhados prontos ou em construção e são a prova de incêndio. Se você desconfia que as condições climáticas da região em que vai morar podem causar desconforto térmico, esta é uma solução com excelente custo benefício, que não agride o meio ambiente e pode lhe poupar muitos reais em ar condicionado ou aquecedores. 

 

Madeiras para telhado online 

A Galuta Madeiras oferece madeiras para telhado da mais alta qualidade e com entrega para Rio e Grande Rio. Ganhe tempo comprando online. Lembre-se, na Galuta Madeiras você pode entrar em contato para tirar dúvidas a qualquer momento. Boas compras! 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp

Email: Galutamad@gmail.com

Telefone: (21) 2444-3000

← Publicação mais antiga Publicação mais recente →